top of page

C.V.G -  9ºB

Evolução do Conceito de Saúde

O Conceito de Saúde tem mudado ao longo dos tempos.

 

Nas antigas civilizações (greco-romana), a saúde estava relacionada com os seres divinos (deuses); estas civilizações acreditavam que a doença era a consequência do desequilibrio de quatro fluidos corporais, estes são, o sangue, a bílis amarela, a bílis negra e o fleuma.

Estes desequilíbrios eram causados por fatores externos: estações do ano, tipo de vida e ambiente.

 

 

 

O conceito de saúde foi revolucionado por Hipócrates , médico grego, (no século V e IV A.C.), que afirmou que a doença não era culpa dos seres divinos, mas sim por causa de causas naturais.

Hipócrates foi considerado "o pai da medicina", já que ao revolucionar o conceito de saúde, o transformou numa ciência.

 

Juramento de Hipócrates

 

"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.

Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu, que a saúde como "a situação de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Símbolo da Organização Mundial da Saúde

 

Prevenção primária- esta prevenção está relacionada com o Plano nacional de saúde das vacinas.

 

Prevenção secundária- a prevenção secundária está relacionada com os restreios,deteção precoce das doenças.

Exemplos de Restreios: higiene oral, colesterol, visão, glicose, hipertensão, entre outros.

 

Prevenção terciária- esta prevenção está relacionada com a reabilitação da doença, por exemplo: a fisioterapia, programas de reabilitação para os tóxico-dependentes e os alcoólicos, intervenções cirúgicas correctivas, entre outros.

 

 

 

Principais fatores que influenciam a Saúde

Os principais fatores podem ser:

*Fatores individuais;

*Fatores ambientais, económicos e sociais

 

Os fatores individuais são a idade, o sexo, a genética e os comportamentos (estes, têm uma extrema importância na promoção da saúde).

 

Os fatores ambientais, económicos e sociais são a pobreza, o trabalho infantil, a poluição, o clima, a violência e os aspetos culturais (tradições pouco saudáveis).

 

 

 

bottom of page